FATOS E MITOS DE EDIFÍCIOS DE MADEIRA PRÉ-FABRICADOS

As casas de madeira de hoje não têm nada em comum com as casas de madeira portuguesas do passado. Estas eram feitas de armações de madeira leve, com isolamento inflamável e materiais tóxicos. Hoje, as casas de madeira são feitas de madeira nórdica sólida da Escandinávia, em combinação com isolamento ecológico seguro e placas resistentes ao fogo com certificação CE. Uma alternativa viável para os fabricantes convencionais de casas de tijolo / betão armado e estrutura de aço.

Por que madeira?

As casas de madeira são uma alternativa mais ecológica e económica do que as casas tradicionais de tijolo e concreto. A madeira não é apenas parte da natureza, mas o seu uso é benéfico para o meio ambiente. As casas de madeira são feitas de materiais naturais não derivados do petróleo, sendo recicláveis ​​e biodegradáveis, ​​logo, considerados ecológicos.

A madeira utilizada na construção sustentável é certificada e tem origem na extração responsável, onde o fabricante planta novas árvores com uma planificação em função das necessidades, mantendo assim o equilíbrio ecológico. Além disso, construir com madeira requer menos energia, tem um impacto ambiental menor e uma pegada de carbono de menor impacto do que os métodos de construção convencionais:

Os mais avançados e com a melhor qualidade são os painéis de proteção contra incêndio CLT / LVL de suporte de carga sólida da Panelo. Eles parecem-se com os painéis SIP normais, mas são de uma nova geração e muito fáceis de trabalhar.

Painéis sanduíche de madeira Panelo com uma camada extra de placas de óxido de magnésio resistentes ao fogo com certificação CE MAGOXX, não são apenas extremamente seguros, inteligentes e sustentáveis, mas garantem a toda a família uma vida saudável e aconchegante com contas de electricidade quase nulas.

Facts

  1. Você sabia que 70% de todas as novas casas / apartamentos construídos na Escandinávia e no Báltico são em madeira e estão a aumentar na Alemanha, Holanda, Áustria e França? Portugal será o próximo da fila e estamos aqui para o consultar.
  1. A madeira absorve CO2.

Mitos

  1. Além do mito geral no sul da Europa de que as casas de madeira queimam, há outro mito que “casas tradicionais feitas de tijolo e concreto ou com vigas de aço” não queimam tão rápido quanto as de madeira. Aqui estão dois vídeos desmascarando esse mito:

Se ainda não está convencido e tem dúvidas, verifique este trecho de um artigo (link abaixo) que explica as vantagens do CLT sobre estruturas de aço e betão.

“Uma das principais vantagens da madeira laminada cruzada é sua resistência ao fogo inerente. O CLT pode ser projetado para acomodar uma resistência substancial ao fogo e, ao contrário do aço, permanece estruturalmente estável quando submetido a altas temperaturas. Os painéis CLT podem ser produzidos com resistência ao fogo de 30, 60 e 90 minutos. É fácil ver porque qualquer forma de construção em madeira pode adquirir uma reputação de risco de incêndio, mas para madeira sólida e madeira laminada cruzada, o desempenho em um incêndio está muito longe de seus primos com estrutura de madeira.”

Fonte de bibliográfica:
https://www.greenspec.co.uk/building-design/crosslam-timber-fire-resistance-and-rating

Conclusão
As casas de madeira maciça são uma alternativa ecológica extremamente viável às casas de tijolo e argamassa e de estrutura de aço.

Responder

O seu endereço de email não será publicado.