OS 5 MAIS ALTOS EDIFÍCIOS DE MADEIRA DO MUNDO

Arranha-céus de madeira? Sim, a madeira voltou a destacar-se e até mesmo a subir mais alto no céu.

Nem todos os edifícios altos requerem núcleo de betão armado e reforço de aço para se manterem altos; duas ou três árvores resolverão o problema. Os  engenheiros de estruturas, agora usam madeira laminada cruzada e madeira laminada com cola para edificar edifícios altos e icônicos. Aqui está a lista dos edifícios de madeira mais altos do mundo.

1. Mjøstårne de Voll Arkitekter, Brumunddal, Noruega
Voll Arkitekter’s Mjøstårne, Brumunddal

A torre de 85 metros de altura reivindicou o título de construção de madeira mais alta do mundo depois de ser concluída em março de 2019.

A Mjøstårnet foi inteiramente construída com madeira laminada cruzada, desde as treliças internas de grande escala até aos seus elevadores.

O prédio de 18 andares é feito de CLT e glulam, que são suficientemente fortes para suportarem grandes cargas. Lajes de piso e seções pré-fabricadas foram levantadas por andaimes internos e um grande guindaste. Os fornecedores locais tiveram a sorte de fornecerem materiais de origem local, que foram usados para construir a estrutura ascendente.

2. Residência Tall Wood, Vancouver, Canadá

O edifício atingiu uma altura sem precedentes de 53 metros no verão de 2017; portanto, é o segundo edifício de madeira mais alto do mundo. Tall Wood Residence foi projetado pelo escritório canadiano Acton Ostry Architects Inc.

Para completar o projeto, empresas líderes e de consultoria como Fast + Epp, GHL Consultants Ltd e Architekten Herman Kaufmann, com sede na Austrália, colaboraram.

O prédio de 18 andares abriga 404 alunos como Residência Estudantil Brock Common na UBC (a Universidade de British Columbia). Elementos de aço pré-fabricados e núcleo de betão armado foram utilizados para auxiliar a estrutura de madeira em massa. De acordo com John Metras, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Infraestrutura da UBC, trabalhar com madeira em prazos de construção reduzidos.

3. The Tree, Bergen, Noruega

Localizado em Dansgardsveien, 99, Asrtad, 5058 Bergen, Hordaland, Noruega, The Tree tem 49 metros de altura e é um dos edifícios de madeira mais altos do mundo.

O edifício foi construído em módulos, os módulos empilhados no local. A sua estrutura de suporte de carga é composta por uma treliça de glulam, seguida de um módulo pré-fabricado com uma plataforma no topo feito de um tabuleiro de betão fortificado. O objetivo das lajes de betão era dar à estrutura o peso necessário.

O edifício bb14 tem um total de 62 apartamentos. Após a construção, o custo total do projeto foi de € 22M, incluindo custos de compra do terreno, custos de engenharia, desenvolvimento do conceito, custos de construção e custos internos, como gestão do projeto.

De acordo com os  projetistas que conceberam Bergen e Omegn Building Society, a construção em madeira ajudou a evitar a excreção de mais de 21.000 gotas métricas de dióxido de carbono.

4. Dalston Lane, Londres, Reino Unido

Com 33 metros de altura, Dalston Lane é um dos edifícios de madeira mais altos do mundo. O prédio de 10 andares denota a perspectiva do uso de madeira para construir edifícios de alta densidade no Reino Unido.

Dalston Lane é feita de CLT do primeiro ao décimo andar, com paredes centrais, andares e até os lanços de escadas. O projeto foi desenhado por um arquiteto britânico, Waugh Thistleton, que indicou que a madeira era barata e fantástica para o meio ambiente. O prédio de madeira fica a uma curta distância do Cube, que também tem 33 metros de altura.

5. Forte, Melbourne, Austrália

O prédio de 32 metros, que é constituído por dez andares, foi projetado e construído pela incorporadora Lend Lease. É um dos edifícios de madeira mais altos do mundo. A estrutura estimulante foi executada em 11 meses, abrindo uma nova era no futuro para construções de madeira laminada cruzada (CLT). Em 2012, o Forte foi o primeiro edifício alto de madeira na Austrália construído inteiramente com CLT para reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 1400 toneladas. Forte é um edifício residencial que compreende 759 painéis CLT de abeto europeu.

Fonte de bibliográfica:
https://constructionreviewonline.com/biggest-projects/top-5-tallest-timber-buildings-in-the-world

Responder

O seu endereço de email não será publicado.